Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seme e Sefaz fecharão acordo para monitorar exploração mineral

    Os secretários de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, e de Fazenda, Claudio Trinchão, se reuniram, na tarde desta quinta-feira (10), para discutir um acordo de cooperação técnica com o objetivo de incrementar o monitoramento da exploração mineral no Maranhão.

    Neste primeiro encontro ficou definido o fechamento do acordo com a participação do Departamento Nacional de Produção Mineral, órgão do Ministério de Minas e Energia. Uma segunda reunião para discutir o assunto, com a presença de representantes do Departamento Nacional está marcada para quarta-feira (16).

    Nessa primeira reunião, um dos assuntos tratados foi a competência de cada órgão no trabalho de monitoramento. É de responsabilidade da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) as atividades de tributação e a Seme, a fiscalização das atividades de exploração. O Departamento Nacional de Produção Mineral tem a incumbência de conceder as outorgas, autorizando ou desautorizando a exploração.

    O que estamos fechando é a sistematização da arrecadação e exploração mineral no Maranhão de forma que haja uma atuação conjunta com distribuição definida de competências e responsabilidades, garantido o aprimoramento da arrecadação e da extração, explicou Ricardo Guterres.

    Outro assunto discutido foi a Compensação Financeira de Exploração Mineral (CFEM), valor cobrado das empresas que realizam a exploração mineral, considerando que o subsolo que é explorado pela iniciativa privada é uma área da União. Os percentuais arrecadados do CFEM, estabelecidos pelo Governo Federal, estão distribuídos da seguinte forma: 65% para o município, 12% à União e 23% ao Estado.

    • Publicações399
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seme-e-sefaz-fecharao-acordo-para-monitorar-exploracao-mineral/2562716

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)